A avaliação inicial desempenha um importante papel na condução do processo psicoterapêutico seja ele breve ou não. Cumpre observar que na maioria das vezes trata-se do primeiro contato entre o paciente e o psicoterapeuta. avalie cada uma das opções abaixo e marque a única opção verdadeira.
Na abordagem breve não há tempo a perder. Assim, o tempo do paciente deve ser dirigido para o foco da questão, cabendo ao terapeuta apenas promover o efeito carambola.
A avaliação inicial é de suma importância porque estabelece meios para a construção de um vínculo de confiança, permitindo ao paciente discorrer sobre sua situação atual, sobre sua história de vida e compreender realisticamente o que deve acontecer num processo psicoterapêutico para que seja bem sucedido.
Se a psicoterapia é de base cognitivo comportamental, o espaço da entrevista inicial é reservado exclusivamente para educar o paciente sobre a natureza do processo e aprendizado das técnicas.
D
No momento em que a entrevista está ocorrendo, o papel do terapeuta é tão somente ouvir o paciente discorrer sobre tudo o que lhe vem à mente, aplicando o princípio da associação livre
E Na avaliação inicial o que importa é apenas ouvir os fatos da situação atual.