As exibições explosivas e coloridas dos fogos de artificio são o resultado de diversas reações quimicas diferentes. Para disparar fogos de artificio, o usuário acende um pavio, o calor viaja ao longo do pavio até atingir o fundo da parte principal do fogo de artificio, às vezes chamada de concha. Isso acende a carga de sustentação, que é feita de pólvora negra localizada na parte inferior do projetil.
Quando inflamada, a pólvora explode liberando muita energia que lança o projétil para fora do tubo onde ele está. A concha é preenchida na maioria das vezes com sais metálicos. Quando o fogo de artificio atinge uma certa altura, um segundo fusivel, acende e ativa a carga de explosão. Isto desencadeia os sais dentro dos fogos de artificio, que explodem numa deslumbrante exibição de cores, sons e outros efeitos.
ONTARIO SCIENCE CENTRE. The Science of Fireworks. Disponível em: https://www.ontariosciencecentre.ca (adaptado). Acesso em: 12 jan. 2024
A nivel atómico, verifica-se que o fenómeno descrito ocorre durante
A. o movimento dos elétrons ao redor do núcleo em órbitas circulares, de acordo com o modelo de Bohr
B. A transição dos eletrons de uma órbita mars externa para uma órbita mais interma, de acondo com o modelo de Bohr.
C. A formação de Nipações qumicas entre os sais e a pólvora presentes nos fogos de artificio de acordo com o modelo de Bohr
D. A transição dos elétrons de uma órbita mais internavpara uma órbita mais externa, de acordo com o modelo de Rutherford.
E. A formação de ligações químicas entre os sais e a pólvora presente nos fogos de artifício, de acordo com o modelo de Rutherford.