Prezado estudante, quando mencionamos os posicionamento radiográfico oblíquo das articulações esternoclaviculares devemos rotacionar o tórax do paciente de 10° a 15° para afastar as vértebras do esterno (melhorando a visualização da porção inferior da articulação esternoclavicular). A oblíqua anterior direita (OAD) mostra a articulação esternoclavicular (EC) direita. A oblíqua anterior esquerda (OAE) mostra a articulação esternoclavicular esquerda. A menor inclinação (5° a 10°) possibilita melhor visualização da porção superior da articulação, próxima à coluna. Com base no posicionamento pósteroanterior (PA) das articulações esternoclaviculares, analisando onde raio central incide, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I - No posicionamento PA, o raio central (RC) incide: Nível da T8-T9. RC paralelo ao plano médio sagital e em torno de 9 cm distalmente à vértebra proeminente (3 cm abaixo da incisura jugular).
POR QUE
II - A articulação esternoclavicular permite a movimentação entre a clavícula e o tronco, através do osso esterno. É uma articulação grande, com muita estabilidade óssea e que depende muito dos ligamentos para permanecer estável, e no posicionamento PA o paciente devera estar em ortostático.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Selecione uma alternativa:
a)
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I.
b)
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II não justifica a I.
c)
As asserções I e II são proposições falsas.
d)
A asserção I é proposição verdadeira e a II é falsa.
e)
A asserção I é proposição falsa e a II é verdadeira.