A Organização Mundial da Saúde (OMS) define qualidade de vida como "a percepção de um indivíduo de sua posição na vida, no contexto da cultura e sistema de valores nos quais vive, e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações". No contexto do idoso, essa definição abrange várias dimensões que são cruciais para um envelhecimento saudável e ativo. Sobre a qualidade de vida do idoso assinale V (verdadeiro) ou F (falso):
( ) O envelhecimento ocorre necessariamente em simultâneo com a idade cronológica, porém a qualidade de vida apresenta variação interindividual e é influenciada por fatores externos (hábitos e comportamentos de vida de cada indivíduo).
( ) Para os idosos, manter suas capacidades físicas é uma das chaves para a manutenção da qualidade de vida. Pois é o que garantirá sua independência.
( ) Pessoas idosas fisicamente ativas, tendem a revelar atitudes positivas perante o trabalho, têm melhor saúde, revelam maior capacidade em enfrentar o estresse e a tensão.
( ) A ausência ou diminuição de sintomatologia relacionada com qualquer tipo de doença está positivamente associada ao bem-estar e à satisfação de vida e à qualidade de vida.
( ) Segundo a OMS, saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, associado à ausência de doenças ou de enfermidades.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Selecione uma alternativa:
a)
V,V,V,V,V
b)
V,V,V,V,F
c)
F,V,V,V,F
d)
F,V,F,V,F
e)
F,V,V,F,F