Segundo Moura e Oliveira (2021) “ a divisão social do trabalho está ligada às diversas formas de processos de especializações do trabalho, criada pela sociedade para que possamos nos reproduzir de forma social. Em linhas gerais a divisão social do trabalho nada mais é do que um processo produtivo com diferentes níveis de especialização, da qual o trabalhador passa a realizar tarefas mais específicas em uma determinada produção, com isso tem-se um aumento na velocidade produtiva e uma eficiência por realizar a mesma atividade várias vezes”.
Fonte: MOURA, Anderson de Castro.; OLIVEIRA, Ireni Alves de. Trabalho e Sociabilidade. UniFatecie. Paranavaí. 2021.
Mediante a estas informações analise, as afirmações a seguir e assinale verdadeiro ou falso sobre a divisão social do trabalho na visão de Karl Marx e Émile Durkheim.
-
( ) De acordo com Durkheim a divisão social do trabalho é uma forma de manter uma ordem entre o indivíduo e o sistema pelo qual está inserido.
-
( ) Segundo Marx, com a divisão social do trabalho os indivíduos acabam buscando meios de sobrevivência.
-
( ) Para Durkheim, a divisão social do trabalho se manifesta de várias formas, no entanto ela não une os indivíduos em áreas tão diversas.
-
( ) Conforme destacado por Marx, o lema do capital não é um clima tropical e um solo fertil mas a diversidade em seus produtos e isso é a base natural para a divisão social do trabalho.
-
( ) De acordo com Durkheim a partir da divisão que se tem a produção de mercadorias.
Assinale a alternativa correta:
a.
F - V - V - V - F.
b.
V - V - F - V - F.
c.
V - V - V - V - V.
d.
V - F - V - F - V.
e.
V - F - F - V - V.