O Cone de Visão é descrito pelas linhas de visão que irradiam do ponto de observação para o exterior e formam um ângulo de 90º com o eixo central de visão na perspectiva cônica. O cone de visão serve como guia para determinar o que deve ser incluído nos limites de um desenho em perspectiva. Pressupõe-se que um cone de visão de 60º seja o campo de visão no qual os principais aspectos do objeto devem ser posicionados. Para minimizar a distorção de características e outros formatos circulares, eles devem incidir dentro do cone de visão de 30º. Um cone de visão de 90º é aceitável para elementos periféricos.
Outros elementos são fundamentais para o desenho de uma perspectiva cônica.
Considerando as informações apresentadas, analise as afirmativas a seguir.
I. O plano base - o plano horizontal de referência, a partir do qual as alturas podem ser medidas na perspectiva cônica. O plano base geralmente não é simples, é a superfície na qual se encontra o observador.
II. O ponto de fuga - o ponto em direção ao qual um conjunto de retas perpendiculares parece convergir numa perspectiva cônica. O ponto de fuga de qualquer conjunto de retas é o ponto que parte do plano do desenho.
III. O plano de desenho - é um plano transparente, existente, extenso: a superfície do desenho na qual a imagem do objeto tridimensional é projetada. Também é considerado como plano de projeção.
CHING, Francis D. K. Desenho para Arquitetos. Porto Alegre: Grupo A, 2011. E-book ISBN 9788546079195. Disponível em https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788546079195. Acesso em 07 fev, 2023.