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4. A demanda da comunidade afro-brasileira por reconhecimento, valorização e afirmação de direitos, no que diz respeito à educação, passou a ser particularmente apoiada com a promulgação da lei 10.639/2003, que alterou a lei 9.394/1996, estabelecendo a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileiras e africanas (Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana. Brasília: Ministério da Educação, 2005.) A alteração legal no Brasil contemporâneo descrita no texto é resultado do processo de: Aumento da renda nacional. Politização das universidades públicas. Ampliação das disciplinas obrigatórias. Mobilização do movimento negro. Melhoria da infraestrutura escolar. 5. As reformas do Brasil Independente modificaram a condição dos homens negros no Brasil no que tange à educação. São elementos componentes deste momento: As reformas de Rivadávia Correra. O grande número de alforriados, em especial, nos centros urbanos. As propostas de André Rebouças para educar o povo. A lei do Ventre Livre, que obrigava os senhores a educar básicas os jovens que tinham dito a liberdade. O apoio recebido pela Princesa Isabel no suporte à educação dos jovens negros. 6. A Educação Escolar Indígena, ao contrário do que possa parecer, não diz respeito estritamente a experiência escolar, mas sim a uma série de políticas educacionais, entre elas as que são aplicadas à dimensão escolar. Sobre as políticas educacionais indígenas assinale a alternativa correta: Com exceção do Pós-Graduação, todas as demais instâncias e graus de ensino dos quais participam atores indígenas são consideradas políticas educacionais indígenas. São consideradas políticas educacionais indígenas a criação de projetos-piloto de escolas indígenas, a formação de professores indígenas, o ingresso e a permanência de estudantes indígenas em cursos regulares nas Universidades e também o chamado terceiro grau indígena. As políticas educacionais mais importantes foram tomadas nos anos de 1960, em especial após a criação da FUNAI, que representou o amplo direito de constituir isoladamente e a não convivência com modelos de educação não indígenas. As políticas educacionais indígenas envolvem atividades educativas restritas à educação básica e a formação de professores indígenas. É considerado política educacional indígena toda e qualquer política indígena da qual participam, exclusivamente, atores não indígenas. 7. Um dos princípios orientadores da Educação Escolar Indígena é o conceito de \"educação diferenciada\". A respeito do significado de \"educação diferenciada\" para os povos indígenas é correto afirmar que: A educação diferenciada se refere aos esforços específicos destinados aos povos indígenas no processo educacional, servem em desvantagem em relação ao ensino regular. Embora não exista uma definição única para \"educação diferenciada\", a mais aceita entre professores(as) indígenas é a que representa a garantia do fortalecimento dos saberes próprios de cada comunidade indígena. O significado mais aceito para \"educação diferenciada\" é o que o termo \"diferenciada\" se refere ao tipo que as lutas dos movimentos têm contrapartes em outras línguas indígenas. Caso não existam consensos sobre o que significa o termo, todos(as) concordam que a educação favorece os povos indígenas em detrimento de outros grupos sociais. \"Educação diferenciada\" se refere à capacidade dos indígenas de aprenderem a cultura brasileira, por isso é necessária uma escola mais tolerante que aceite suas pedagogias de assimilação. 8. Pensar as questões contemporâneas na escola significa articular o ideal de igualdade com os respeito às diferenças. De acordo com essa visão, seria interessante, Debater entre si: Que as diferenças são consideradas desigualdades, pois formam uma hierarquia sociocultural de uma cultura dominante e culturas inferiores. Que as diferenças raciais e genéticas interferem positivamente nas relações de preconceito étnico-raciais. Que a história deve ser considerada a mãe de todas as ciências e a raiz da cultura contemporânea. Que a história deve se misturar e mesclar, estabelecendo assim as diferenças entre etnias, culturas, gêneros etc. Que as diferenças encerram a reivindicação da indisciplina humana em diferentes complexidade étnica, etária, de gênero e de classe. 1. A temática religiosa na contemporaneidade tem se mostrado - tanto no plano nacional quanto internacional - como uma das dimensões da cultura mais afetadas, condicionalmente, pelos efeitos corrosivos das práticas de discriminação e intolerância. PEREIRA, J. S.; MIRANDA, S. R. Laicização e Intolerância Religiosa: desafios para a História ensinada. Educação & Realidade, v. 42, n. 1, p. 99-120, mar. 2017.\n\nQual a melhor maneira de limitar as ações do preconceito religioso no ambiente escolar?\n\n☐ Não abordar a questão religiosa sob nenhuma circunstância posto ser uma temática exclusivamente pessoal.\n☐ Respeitar que cada um possua sua religião não deve ser debatido nos bancos escolares.\n☐ Afirmar os direitos e afirmar uma religião única, aquela que respeita a maioria.\n☑ Afirmação restrita e não trazer esses temas para os ambientes escolares.\n☐ Quebrar a barreira do silêncio, do restrito e conversar naturalmente sobre a diversidade da fé no território brasileiro.\n\n2. Leia as opções abaixo e a opção que completa a reflexão: No ambiente escolar e nas relações de aprendizagem, devemos fugir dos vícios limitadas sobre as experiências do outro as nossas ações não podem ser pautadas em... \n\n☐ categorias que respeitem a subjetividade.\n☐ diversidade e pluralidade.\n☐ racismos e preconceitos.\n☐ Todas as alternativas estão incorretas.\n☑ ações coletivas.\n\n3. A lei 10.639/03 é considerada um marco histórico do movimento negro em defesa de suas políticas públicas referentes à educação. A defesa da lei se dá por qual motivo?\n\n☐ A modificação da história oficial brasileira, que excluía o negro.\n☐ A construção de um modelo de educação decolonial, marcada pela necessidade de valorizar a identidade nacional.\n☐ A rediscussão da identidade nacional, rompendo com os padrões eurocêntricos, centrando nosso olhar para África e Américas.\n☑ A desconcolonização do pensamento, demonstrando que sociedades e histórias distintas nos constituem.\n☐ A necessidade dos debates sobre como os negros foram humilhados, mas, ainda assim, foram os pés e as mãos do Brasil.