Como funciona um resistor?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

como funciona um resistor

No artigo anterior sobre tensão, corrente e potência, falamos um pouco sobre resistência. Nesse artigo, entraremos em mais detalhes sobre o que é um resistor e como identificar a resistência desse componente eletrônico. Então, como funciona um resistor?

Além disso, entenderemos um pouco mais sobre como ele funciona e, também, sobre a primeira lei de Ohm. Uma lei muito importante para a elétrica e eletrônica e rege a física por trás do funcionamento do resistor.

Como funciona um resistor?: Lei de Ohm

A lei de Ohm é a lei que relaciona a resistência de um resistor com a tensão e corrente entre os seus terminais. Podemos representar a lei de Ohm da seguinte maneira:

R = Vi  

Onde R é a resistência em Ohm, V é  a tensão em Volt e i é a corrente em amper. Supondo que seja colocada, nos terminais de um resistor de resistência desconhecida, uma tensão de 10V. Ao medir a corrente com um multímetro, encontramos uma corrente de 2 amperes. Qual seria a resistência desse resistor?

Simples, fazendo 10/2, temos que a resistência dele é igual a 5 ohms. 

Cálculo de resistência para um led

Um problema muito comum que muitos não entendem como fazer é dimensionar um resistor para uma carga, como por exemplo um led. Vamos exemplificar com um exemplo:

Supondo que tenhamos um led cujo a tensão de operação é de 2 V e a corrente seja de 20mA (20 mili amperes ou 0,02 amperes). Queremos ligá-lo a uma bateria de 9 V, como podemos fazer isso?

Simples. Podemos subtrair a tensão da bateria com a tensão de operação do led. No caso, a bateria possui 9 V e o resistor consome 2 V, então nosso resistor deve consumir 7 V para a bateria não danificar o led com uma tensão alta. 

Sabendo essa tensão e a corrente de operação do led, basta aplicar a lei de Ohm, ou seja, a resistência será igual a 7/0,02, que é igual a  350 Ohm. Ou seja, ao ligar esse resistor em um terminal do led e conectar à bateria, o led ligará sem problemas.

Como funciona um resistor?: Tabela dos resistores

Sabendo fazer o cálculo da resistência necessária, precisamos entender como encontrar o resistor certo. Todo resistor tem uma sequência de linhas coloridas, e essas linhas significam qual é a sua resistência e a precisão da sua resistência.

Fonte: Baú da eletrônica

Para identificar a resistência de um resistor, basta consultar na tabela dos resistores:

Fonte: Aprenda Elétrica

Para entender como se observa a resistência através da tabela, basta fazer o passo a passo:

  • Identificar se o resistor possui 4 faixas ou 5 faixas. Caso o resistor tenha 4 faixas, basta ignorar a terceira faixa da tabela.
  • Juntar o primeiro, segundo e, se o resistor tiver 5 faixas, o terceiro número correspondente a cor dessas três faixas
  • Multiplicar pelo multiplicador da penúltima faixa
  • A última faixa reŕesenta a tolerância do resistor. 

No caso do resistor da figura acima, ele tem quatro faixas, ou seja, iremos ignorar a terceira faixa da tabela. As duas primeiras faixas são marrom e preto, ou seja “1” e “0”, então juntamos, ficando com 10. Ignorando a terceira faixa, iremos para a próxima, que é a do multiplicador, a penúltima faixa sempre. Como nesse caso é a cor dourada, ele vale 0,1, ou seja, multiplicamos 10×0,1 = 1. Portanto, esse resistor equivale a 1 Ohm. 

A última faixa, que é dourada, informa a tolerância, que nesse caso é por volta de 5%. Nesse caso, o resistor pode ter uma resistência real entre 0,95 Ohm e 1,05 Ohm, isto é ,5% do valor da resistência para mais ou para menos de tolerância.

Conclusão

Neste artigo, aprendemos sobre o funcionamento do resistor na prática e como conhecer a resistência de um resistor através da codificação de faixas coloridas. Se você se interessa por esses assuntos, pode se interessar pelo guia de solda para iniciantes, um conhecimento complementar para utilizar e soldar os resistores! Até a próxima!

Referências

https://www.baudaeletronica.com.br/resistor-1r-5-1-4w.html

https://aprendendoeletrica.com/codigo-de-cores-para-resistores/

Resistência ícones criados por Good Ware – Flaticon

Outros Artigos

A Guerra Fria: Principais Eventos e Consequências
História

A Guerra Fria: Principais Eventos e Consequências

O artigo oferece uma análise dos principais eventos da Guerra Fria, como a crise dos mísseis de Cuba, a corrida espacial e a queda do Muro de Berlim. Discute as consequências políticas, econômicas e sociais desse período, além de seu impacto nas relações internacionais contemporâneas.

Ciclo do Nitrogenio
Curiosidades

Ciclo do Nitrogênio: Importância e Etapas

Este post explica as etapas do ciclo do nitrogênio, desde a fixação até a desnitrificação. Discute a importância desse ciclo para os ecossistemas e a agricultura, além de abordar os impactos da atividade humana sobre o ciclo natural do nitrogênio.

Fotossíntese
Biológicas

Fotossíntese: Processo e Importância para os Ecossistemas

Este post aborda o processo da fotossíntese, explicando as fases clara e escura, os pigmentos envolvidos e a importância desse processo para a vida na Terra. Discute também a relação da fotossíntese com a produção de oxigênio e a sustentabilidade dos ecossistemas.

Legal

® 2021-2024 Meu Guru | 42.269.770/0001-84 • Todos os direitos reservados

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!