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Interatividade Sobre os critérios de usabilidade, qual é a alternativa incorreta? a) As metas de usabilidade (eficácia, eficiência, segurança, utilidade, facilidade de se aprender e de se lembrar como usar) podem ser medidas e devem ser maximizadas. b) As metas desejáveis, decorrentes da experiência do usuário (satisfatória, divertida, motivadora, incentivadora da criatividade etc), devem sempre ser maximizadas. c) As metas indesejáveis decorrentes da experiência do usuário (insatisfatória, desprazerosa, irritante etc.) devem sempre ser minimizadas. d) O modelo mental do projetista da interface deve refletir as funcionalidades e o funcionamento do sistema e) Se a interface fizer com que o modelo mental do usuário se aproxime do modelo mental do designer, dizemos que a interface tem uma boa comunicabilidade. Resposta Sobre os critérios de usabilidade, qual é a alternativa incorreta? a) As metas de usabilidade (eficácia, eficiência, segurança, utilidade, facilidade de se aprender e de se lembrar como usar) podem ser medidas e devem ser maximizadas. b) As metas desejáveis, decorrentes da experiência do usuário (satisfatória, divertida, motivadora, incentivadora da criatividade etc), devem sempre ser maximizadas. c) As metas indesejáveis decorrentes da experiência do usuário (insatisfatória, desprazerosa, irritante etc.) devem sempre ser minimizadas. d) O modelo mental do projetista da interface deve refletir as funcionalidades e o funcionamento do sistema e) Se a interface fizer com que o modelo mental do usuário se aproxime do modelo mental do designer, dizemos que a interface tem uma boa comunicabilidade. Acessibilidade O usuário emprega diversas habilidades ao interagir com a interface: . habilidade motora; . visão; . audição; . tato; . capacidade de percepção. O designer de interfaces deve estar preparado para atender às necessidades dos usuários que apresentem dificuldades com uma ou mais dessas habilidades. Fonte: http://www.roboaranja.com.br/11-imagens-que-contam-historia-telefone/ Fonte: http://www.roboaranja.com.br/tecnologias-do-passado-nova-geracao/ Fonte: http://www.roboaranja.com.br/11-imagens-que-contam-historia-telefone/ Importância da IHC Fonte: http://www.digibarn.com/collections/systems/xerox-8010/index.html Fonte: http://www.elhcomputerservices.com/html/pix/pixdossscreen.html Fonte: http://www.dailymaverick.co.za/article/2010-01-28-apples-ipad-eyes-a-couch-revolution/#.WCGYSF1vI4Y Interface e interação Um bom e um mau design Características de um mau design: . é irritante; . é difícil de utilizar; . é confuso; . os procedimentos não são óbvios; . é ineficiente, exige muitos passos para executar uma tarefa simples. Um bom e um mau design Características de um bom design: . utiliza objetos físicos familiares; . é esteticamente agradável e fácil de usar; . apresenta um design simples e elegante; . pode oferecer menos funcionalidades, mas permite que qualquer um use; . requer poucos ou apenas um passo para realizar tarefas importantes. Metas de usabilidade . É eficaz? . É eficiente? . É segura? . É de boa utilidade? . É fácil aprender como se usa? . É fácil lembrar como se usa? Metas de usabilidade . É eficaz? . É eficiente? . É segura? . É de boa utilidade? . É fácil aprender como se usa? . É fácil lembrar como se usa? Fonte: http://www.robotaria.com.br/tecnologias-do-passado-nova-geracao/ Interatividade O mecanismo de interação de um sistema pode ser considerado como sua parte mais importante? Por que? a) Não, pois ele apenas recebe as entradas do usuário e apresenta os resultados do processamento, que é a parte mais importante. b) Sim, pois se o mecanismo de interação não for atraente o suficiente, o usuário pode optar por outro sistema. c) Não, pois é possível substituir uma interface insatisfatória por uma melhor sem alterar drasticamente o sistema. d) Sim, pois é ele quem permite que o usuário use o sistema. Sem o mecanismo, o sistema não conseguiria fazer suas tarefas. e) Não, pois as interfaces modernas seguem os padrões adotados pelos fabricantes de sistemas operacionais. Resposta O mecanismo de interação de um sistema pode ser considerado como sua parte mais importante? Por que? a) Não, pois ele apenas recebe as entradas do usuário e apresenta os resultados do processamento, que é a parte mais importante. b) Sim, pois se o mecanismo de interação não for atraente o suficiente, o usuário pode optar por outro sistema. c) Não, pois é possível substituir uma interface insatisfatória por uma melhor sem alterar drasticamente o sistema. d) Sim, pois é ele quem permite que o usuário use o sistema. Sem o mecanismo, o sistema não conseguiria fazer suas tarefas. e) Não, pois as interfaces modernas seguem os padrões adotados pelos fabricantes de sistemas operacionais. Usabilidade A usabilidade apresenta várias definições, mas está diretamente relacionada aos usuários, suas tarefas e ao contexto de uso do sistema. - Podemos medir a usabilidade, por exemplo, utilizando as metas de usabilidade descritas anteriormente (eficácia, eficiência, segurança, utilidade, facilidade de se aprender, facilidade de se lembrar). Usabilidade Interfaces ruins podem causar problemas ao usuário, como: . diminuir sua produção; . precisar de mais tempo para a realização de suas tarefas; . cometer mais erros; . sentir insatisfação com o sistema; . precisar de mais tempo para aprender a utilizar o sistema; . necessitar de diversos treinamentos; . não se lembrar do funcionamento de recursos pouco utilizados; . não aprender a usar todas as funcionalidades do sistema. Comunicabilidade . Do ponto de vista do usuário, “a interface do sistema é o sistema”. O usuário não tem como saber como é o mecanismo interno do sistema. Ao invés disso, ele faz um modelo mental do sistema, ou seja, ele imagina como o sistema funciona internamente e passa a interagir com a interface, supondo que seu modelo mental é real. Fonte: http://www.vextar.com.br/Eletrodomesticos/Fogoes/pecas-acessorios/#url=/web/cce:::fogoes:::cod=6077912512::partNumberSearch::inputKeyword=cod=6077912512/main/resource-busca-int&rectype=busca::160 Fonte: http://www.condominioiolus.com.br/?par=7726 Comunicabilidade . Assim, uma boa comunicabilidade é uma propriedade da interface, que faz com que o modelo mental do usuário sobre o sistema se aproxime do modelo mental do projetista sobre o sistema. . Desta forma, o usuário conseguirá utilizar a interface para manipular o sistema da maneira como ele foi projetado. Acessibilidade - déficit visual - Lupas digitais. - Design com alto contraste. - Leitores de tela - etc. Fonte: Microsoft Windows 8.1 (Acervo pessoal) Acessibilidade - déficit motor Fonte: https://www.facebook.com/stephenhawking Fonte: http://acddcuritasnovos.blogspot.com.br/2014/10/conheca-as-tecnologias-basilieiras-que.html Acessibilidade - déficit de capacidade de percepção - Há uma grande variedade de níveis de déficits de capacidade de percepção, desde pessoas com pouca instrução, passando por pessoas portadoras de síndromes ou doenças reconhecidas, (Síndrome de Down, de Asperger, Alzheimer, paralisia cerebral etc.) até pessoas que sofreram danos cerebrais que podem acarretar variadas perdas, com diversos níveis de seriedade. Acessibilidade – déficit de capacidade de percepção Não é possível criar uma interface que atenda a todas as necessidades especiais de qualquer possível usuário, mas algumas medidas podem melhorar a interação de pessoas com déficits comuns, como a baixa instrução: . utilizar URLs curtas e fáceis; . usar palavras simples e sentenças curtas no conteúdo; . simplificar questões relacionadas à segurança; . fornecer texto totalmente em português; . utilizar imagens simples e tradicionais (para que um usuário idoso não se sinta desatualizado); . disponibilizar explicações sobre os elementos sempre nos mesmos lugares; . não exigir o uso de dados entre páginas. Retorno Sobre o Investimento (ROI) . O desenvolvimento de um mecanismo de interação bem feito pode ser um processo longo e apresentar um custo elevado, como será visto mais adiante. Entretanto, a alta administração das empresas costumam encarar este custo como um mal necessário, não como um investimento. Retorno Sobre o Investimento (ROI) Assim, é importante esclarecer que um bom mecanismo de interação traz vantagens para muitas outras áreas da empresa, como: . aumento da produtividade do usuário; . aumento de vendas; . redução de erros do usuário; . redução dos custos de treinamento; . economia obtida em fazer alterações no ciclo de vida do projeto; . redução de suporte ao usuário; . aumento da fidelidade do usuário. Interatividade Considerando a acessibilidade em mecanismos de interação, qual é a alternativa incorreta? a) Devemos incorporar conceitos de acessibilidade, pois esta é uma exigência da lei brasileira. b) Conceitos de acessibilidade também ajudam pessoas sem nenhum déficit a utilizar o sistema. c) Qualquer um pode encontrar-se em uma situação de déficit temporário. d) Não é possível atender a todas as necessidades simultaneamente, podendo ser necessário criar versões diferentes da interface para cada tipo de déficit. e) Incorporar conceitos de acessibilidade pode melhorar o Retorno Sobre o Investimento (ROI). Resposta Considerando a acessibilidade em mecanismos de interação, qual é a alternativa incorreta? a) Devemos incorporar conceitos de acessibilidade, pois esta é uma exigência da lei brasileira. b) Conceitos de acessibilidade também ajudam pessoas sem nenhum déficit a utilizar o sistema. c) Qualquer um pode encontrar-se em uma situação de déficit temporário. d) Não é possível atender a todas as necessidades simultaneamente, podendo ser necessário criar versões diferentes da interface para cada tipo de déficit. e) Incorporar conceitos de acessibilidade pode melhorar o Retorno Sobre o Investimento (ROI). Aspectos cognitivos Skype Google Futebol Facebook E-mail SMS Fonte: http://printablecolouringpages.co.uk/?s=boy+working+on+computer Cognição também pode ser descrita em termos de diferentes processos: . atenção; . percepção; . memória; . aprendizado; . leitura, fala e audição; . resolução de problemas, planejamento, raciocínio e tomada de decisões. Aspectos cognitivos Existem vários tipos de cognição, como: . pensar; . lembrar; . aprender; . sonhar acordado; . tomar decisão; . ver; . ler; . escrever e falar. Atenção A atenção consiste no processo de selecionar coisas em que se concentrar. Ela envolve nossos sentidos auditivos e/ou visuais. O processo de manter a atenção pode ser mais fácil ou difícil dependendo de: . nossos objetivos - se soubermos exatamente o que queremos descobrir, tentaremos combinar isso com a informação disponível. Também podemos folhear um jornal ou uma revista em busca de alguma matéria que chame nossa atenção; . apresentação da informação - a maneira como a informação é apresentada pode influenciar muito o nível de dificuldade para chegar às partes apropriadas da informação. Apresentação da informação Nome da Companhia - País - Telefone Aux joyeux ecclésiastiques - França - (1) 03.88.00.68 Bigfoot Breweries - EUA - (503) 555-9931 Escargots Nouveaux - França - (93) 598 76 54 Exotic Liquids - Reino Unido - (171) 555-2222 Formaggi Fortini s.r.l. - Itália - (514) 555-4623 G'day Mate - Austrália - (96) 555-5944 Grandma Kelly’s Homestead - EUA - (707) 555-3755 Green Lake - Austrália - (02) 5555 5914 Heli Süßwaren GmbH & Co. KG - Alemanha - (953) 9984510 Ikalis Oy - Finlândia - (951) 555-372 Karkki Oy - Finlândia - (914) 555-1777 Lyngbysild - Dinamarca - (617) 555-9982 Mayumi's - Japão - (06) 431-7877 New Orleans Cajun Delights - EUA - (421) 555-892 Nord-Ost-Fisch Handelsgesellschaft mbH - Alemanha - (098) 555-482 Fonte: https://northwinddatabase.codeplex.com/ Apresentação da Informação País Nome da Companhia Telefone Alemanha Hel iGmbH & Co. KG (010) 9984510 Alemanha Nord-Ost-Fisch Handelsgesellschaft mbH (04721) 99713 Alemanha Dreutzer Lebensmittelgrossmartke AG (069) 992755 Austrália G'day Mate! Pty. Ltd. (02) 555-5914 Austrália Pavolov Ltd. (03) 442-433 Brasil Refrescos Americanas LTDA (11) 555 4640 Canadá Forêts d'Arablie (514) 555-2955 Canadá Ma Maison (514) 555-902 Dinamarca Lyngbysild 43844108 Espanha Cooperative de Quesos 'Las Cabras' (98) 598 76 54 EUA Bigfoot Breweries (503) 555-9931 EUA Grandma Kelly's Homestead (707) 555-3576 EUA New England Seafood Cannery (617) 555-2767 EUA New Orleans Cajun Delights (100) 555-4822 Fonte: https://northwinddatabase.codeplex.com/ Multitarefa e Atenção Durante uma palestra, observei um aluno à minha frente que: . mantinha quatro conversas distintas por dois aplicativos diferentes (WhatsApp e Facebook Messenger); . lia e respondia sua correspondência eletrônica em dois e-mails diferentes; . fazia anotações sobre a palestra; . consultou o perfil do palestrante no LinkedIn e pesquisou algumas de suas publicações; . consultava um grande número de blogs e feeds de notícias; . quando teve um tempo livre, abriu um jogo. Fiquei exausto só de olhar! Mas quanto da palestra o aluno realmente assimilou?
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Interatividade Sobre os critérios de usabilidade, qual é a alternativa incorreta? a) As metas de usabilidade (eficácia, eficiência, segurança, utilidade, facilidade de se aprender e de se lembrar como usar) podem ser medidas e devem ser maximizadas. b) As metas desejáveis, decorrentes da experiência do usuário (satisfatória, divertida, motivadora, incentivadora da criatividade etc), devem sempre ser maximizadas. c) As metas indesejáveis decorrentes da experiência do usuário (insatisfatória, desprazerosa, irritante etc.) devem sempre ser minimizadas. d) O modelo mental do projetista da interface deve refletir as funcionalidades e o funcionamento do sistema e) Se a interface fizer com que o modelo mental do usuário se aproxime do modelo mental do designer, dizemos que a interface tem uma boa comunicabilidade. Resposta Sobre os critérios de usabilidade, qual é a alternativa incorreta? a) As metas de usabilidade (eficácia, eficiência, segurança, utilidade, facilidade de se aprender e de se lembrar como usar) podem ser medidas e devem ser maximizadas. b) As metas desejáveis, decorrentes da experiência do usuário (satisfatória, divertida, motivadora, incentivadora da criatividade etc), devem sempre ser maximizadas. c) As metas indesejáveis decorrentes da experiência do usuário (insatisfatória, desprazerosa, irritante etc.) devem sempre ser minimizadas. d) O modelo mental do projetista da interface deve refletir as funcionalidades e o funcionamento do sistema e) Se a interface fizer com que o modelo mental do usuário se aproxime do modelo mental do designer, dizemos que a interface tem uma boa comunicabilidade. Acessibilidade O usuário emprega diversas habilidades ao interagir com a interface: . habilidade motora; . visão; . audição; . tato; . capacidade de percepção. O designer de interfaces deve estar preparado para atender às necessidades dos usuários que apresentem dificuldades com uma ou mais dessas habilidades. Fonte: http://www.roboaranja.com.br/11-imagens-que-contam-historia-telefone/ Fonte: http://www.roboaranja.com.br/tecnologias-do-passado-nova-geracao/ Fonte: http://www.roboaranja.com.br/11-imagens-que-contam-historia-telefone/ Importância da IHC Fonte: http://www.digibarn.com/collections/systems/xerox-8010/index.html Fonte: http://www.elhcomputerservices.com/html/pix/pixdossscreen.html Fonte: http://www.dailymaverick.co.za/article/2010-01-28-apples-ipad-eyes-a-couch-revolution/#.WCGYSF1vI4Y Interface e interação Um bom e um mau design Características de um mau design: . é irritante; . é difícil de utilizar; . é confuso; . os procedimentos não são óbvios; . é ineficiente, exige muitos passos para executar uma tarefa simples. Um bom e um mau design Características de um bom design: . utiliza objetos físicos familiares; . é esteticamente agradável e fácil de usar; . apresenta um design simples e elegante; . pode oferecer menos funcionalidades, mas permite que qualquer um use; . requer poucos ou apenas um passo para realizar tarefas importantes. Metas de usabilidade . É eficaz? . É eficiente? . É segura? . É de boa utilidade? . É fácil aprender como se usa? . É fácil lembrar como se usa? Metas de usabilidade . É eficaz? . É eficiente? . É segura? . É de boa utilidade? . É fácil aprender como se usa? . É fácil lembrar como se usa? Fonte: http://www.robotaria.com.br/tecnologias-do-passado-nova-geracao/ Interatividade O mecanismo de interação de um sistema pode ser considerado como sua parte mais importante? Por que? a) Não, pois ele apenas recebe as entradas do usuário e apresenta os resultados do processamento, que é a parte mais importante. b) Sim, pois se o mecanismo de interação não for atraente o suficiente, o usuário pode optar por outro sistema. c) Não, pois é possível substituir uma interface insatisfatória por uma melhor sem alterar drasticamente o sistema. d) Sim, pois é ele quem permite que o usuário use o sistema. Sem o mecanismo, o sistema não conseguiria fazer suas tarefas. e) Não, pois as interfaces modernas seguem os padrões adotados pelos fabricantes de sistemas operacionais. Resposta O mecanismo de interação de um sistema pode ser considerado como sua parte mais importante? Por que? a) Não, pois ele apenas recebe as entradas do usuário e apresenta os resultados do processamento, que é a parte mais importante. b) Sim, pois se o mecanismo de interação não for atraente o suficiente, o usuário pode optar por outro sistema. c) Não, pois é possível substituir uma interface insatisfatória por uma melhor sem alterar drasticamente o sistema. d) Sim, pois é ele quem permite que o usuário use o sistema. Sem o mecanismo, o sistema não conseguiria fazer suas tarefas. e) Não, pois as interfaces modernas seguem os padrões adotados pelos fabricantes de sistemas operacionais. Usabilidade A usabilidade apresenta várias definições, mas está diretamente relacionada aos usuários, suas tarefas e ao contexto de uso do sistema. - Podemos medir a usabilidade, por exemplo, utilizando as metas de usabilidade descritas anteriormente (eficácia, eficiência, segurança, utilidade, facilidade de se aprender, facilidade de se lembrar). Usabilidade Interfaces ruins podem causar problemas ao usuário, como: . diminuir sua produção; . precisar de mais tempo para a realização de suas tarefas; . cometer mais erros; . sentir insatisfação com o sistema; . precisar de mais tempo para aprender a utilizar o sistema; . necessitar de diversos treinamentos; . não se lembrar do funcionamento de recursos pouco utilizados; . não aprender a usar todas as funcionalidades do sistema. Comunicabilidade . Do ponto de vista do usuário, “a interface do sistema é o sistema”. O usuário não tem como saber como é o mecanismo interno do sistema. Ao invés disso, ele faz um modelo mental do sistema, ou seja, ele imagina como o sistema funciona internamente e passa a interagir com a interface, supondo que seu modelo mental é real. Fonte: http://www.vextar.com.br/Eletrodomesticos/Fogoes/pecas-acessorios/#url=/web/cce:::fogoes:::cod=6077912512::partNumberSearch::inputKeyword=cod=6077912512/main/resource-busca-int&rectype=busca::160 Fonte: http://www.condominioiolus.com.br/?par=7726 Comunicabilidade . Assim, uma boa comunicabilidade é uma propriedade da interface, que faz com que o modelo mental do usuário sobre o sistema se aproxime do modelo mental do projetista sobre o sistema. . Desta forma, o usuário conseguirá utilizar a interface para manipular o sistema da maneira como ele foi projetado. Acessibilidade - déficit visual - Lupas digitais. - Design com alto contraste. - Leitores de tela - etc. Fonte: Microsoft Windows 8.1 (Acervo pessoal) Acessibilidade - déficit motor Fonte: https://www.facebook.com/stephenhawking Fonte: http://acddcuritasnovos.blogspot.com.br/2014/10/conheca-as-tecnologias-basilieiras-que.html Acessibilidade - déficit de capacidade de percepção - Há uma grande variedade de níveis de déficits de capacidade de percepção, desde pessoas com pouca instrução, passando por pessoas portadoras de síndromes ou doenças reconhecidas, (Síndrome de Down, de Asperger, Alzheimer, paralisia cerebral etc.) até pessoas que sofreram danos cerebrais que podem acarretar variadas perdas, com diversos níveis de seriedade. Acessibilidade – déficit de capacidade de percepção Não é possível criar uma interface que atenda a todas as necessidades especiais de qualquer possível usuário, mas algumas medidas podem melhorar a interação de pessoas com déficits comuns, como a baixa instrução: . utilizar URLs curtas e fáceis; . usar palavras simples e sentenças curtas no conteúdo; . simplificar questões relacionadas à segurança; . fornecer texto totalmente em português; . utilizar imagens simples e tradicionais (para que um usuário idoso não se sinta desatualizado); . disponibilizar explicações sobre os elementos sempre nos mesmos lugares; . não exigir o uso de dados entre páginas. Retorno Sobre o Investimento (ROI) . O desenvolvimento de um mecanismo de interação bem feito pode ser um processo longo e apresentar um custo elevado, como será visto mais adiante. Entretanto, a alta administração das empresas costumam encarar este custo como um mal necessário, não como um investimento. Retorno Sobre o Investimento (ROI) Assim, é importante esclarecer que um bom mecanismo de interação traz vantagens para muitas outras áreas da empresa, como: . aumento da produtividade do usuário; . aumento de vendas; . redução de erros do usuário; . redução dos custos de treinamento; . economia obtida em fazer alterações no ciclo de vida do projeto; . redução de suporte ao usuário; . aumento da fidelidade do usuário. Interatividade Considerando a acessibilidade em mecanismos de interação, qual é a alternativa incorreta? a) Devemos incorporar conceitos de acessibilidade, pois esta é uma exigência da lei brasileira. b) Conceitos de acessibilidade também ajudam pessoas sem nenhum déficit a utilizar o sistema. c) Qualquer um pode encontrar-se em uma situação de déficit temporário. d) Não é possível atender a todas as necessidades simultaneamente, podendo ser necessário criar versões diferentes da interface para cada tipo de déficit. e) Incorporar conceitos de acessibilidade pode melhorar o Retorno Sobre o Investimento (ROI). Resposta Considerando a acessibilidade em mecanismos de interação, qual é a alternativa incorreta? a) Devemos incorporar conceitos de acessibilidade, pois esta é uma exigência da lei brasileira. b) Conceitos de acessibilidade também ajudam pessoas sem nenhum déficit a utilizar o sistema. c) Qualquer um pode encontrar-se em uma situação de déficit temporário. d) Não é possível atender a todas as necessidades simultaneamente, podendo ser necessário criar versões diferentes da interface para cada tipo de déficit. e) Incorporar conceitos de acessibilidade pode melhorar o Retorno Sobre o Investimento (ROI). Aspectos cognitivos Skype Google Futebol Facebook E-mail SMS Fonte: http://printablecolouringpages.co.uk/?s=boy+working+on+computer Cognição também pode ser descrita em termos de diferentes processos: . atenção; . percepção; . memória; . aprendizado; . leitura, fala e audição; . resolução de problemas, planejamento, raciocínio e tomada de decisões. 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(03) 442-433 Brasil Refrescos Americanas LTDA (11) 555 4640 Canadá Forêts d'Arablie (514) 555-2955 Canadá Ma Maison (514) 555-902 Dinamarca Lyngbysild 43844108 Espanha Cooperative de Quesos 'Las Cabras' (98) 598 76 54 EUA Bigfoot Breweries (503) 555-9931 EUA Grandma Kelly's Homestead (707) 555-3576 EUA New England Seafood Cannery (617) 555-2767 EUA New Orleans Cajun Delights (100) 555-4822 Fonte: https://northwinddatabase.codeplex.com/ Multitarefa e Atenção Durante uma palestra, observei um aluno à minha frente que: . mantinha quatro conversas distintas por dois aplicativos diferentes (WhatsApp e Facebook Messenger); . lia e respondia sua correspondência eletrônica em dois e-mails diferentes; . fazia anotações sobre a palestra; . consultou o perfil do palestrante no LinkedIn e pesquisou algumas de suas publicações; . consultava um grande número de blogs e feeds de notícias; . quando teve um tempo livre, abriu um jogo. Fiquei exausto só de olhar! Mas quanto da palestra o aluno realmente assimilou?